Caiapós 2018: balanço do 1º Semestre

O resumo de um semestre inteiro dedicado à defesa das ideias da liberdade na Academia

Clube Caiapós
10 min readJul 26, 2018
Time 2018 do Clube Caiapós: ao total, 25 membros efetivos

O ano de 2018 chega à sua metade e para nós do Clube Caiapós o resultado não poderia ser mais satisfatório. A partir de metas ousadas, espírito de equipe e muito trabalho, pudemos alcançar, somente neste primeiro semestre, feitos bastante expressivos em termos de impacto e representação.

Isto, é claro, é produto do trabalho conjunto e do esforço de uma equipe extremamente qualificada e engajada na promoção das ideias da liberdade na Academia.

O Clube, conforme gostamos de salientar, se fundamenta na defesa dos valores liberais da vida humana, da liberdade e da propriedade privada — mas não só: cultivamos também princípios como a liderança e o empreendedorismo.

Assim sendo, o nosso trabalho só tem sentido se a transformação for uma via de mão de dupla, isto é, se a defesa e o engajamento pela causa liberal tenha impacto positivo sobre a formação profissional e acadêmica de nossos membros. Vendo os bons resultados que pudemos colher aos longo dos últimos anos — e notadamente no último semestre — pudemos constatar que esse objetivo está sendo satisfeito.

Como forma não só de prestar contas aos nossos apoiadores (sem os quais não poderíamos tirar nossos projetos do papel) e ao movimento liberal/libertário como um todo, mas também de deixar registrado aqui os primeiros resultados do trabalho da Gestão 2018, fazemos aqui um balanço das 10 principais iniciativas desenvolvidas pelo Clube Caiapós ao longo deste primeiro semestre (compreendido entre fevereiro e junho deste ano):

1. Dias de Matrícula

Estande do Caiapós durante o Dia da Matrícula

Na FEA-RP/USP, faculdade da qual o Caiapós é grupo de cultura e extensão, é bastante tradicional que as entidades estudantis estejam à frente das atividades dos dias de matrícula e da recepção dos calouros da Universidade de São Paulo.

Em 2018, pelo segundo ano seguido, o Caiapós não esteve de fora deste momento: nos dias 15 e 16 de fevereiro, estivemos presentes na matrícula dos alunos selecionados via Fuvest para ingressarem na FEA-RP. À ocasião, pudemos conversar diretamente com os alunos, explicar a eles a importância de uma entidade voltada ao estudo e promoção do liberalismo e convidá-los a participar de nossas atividades e eventos.

Além disso, distribuímos aos calouros mais de 150 exemplares do livro “Leituras sobre o Liberalismo”, coletânea de artigos organizada por Detmar Doering e Rainer Erkens, gentilmente cedidos pelo Instituto Friedrich Naumann.

2. Caiapós Open

João Amoêdo em fala aos calouros da FEA-RP/USP

No dia 13 de março, realizamos o nosso Open — evento que tradicionalmente marca o início de nossas atividades. À ocasião, recebemos uma palestra do pré-candidato à Presidência da República João Amoêdo, do Partido Novo. Apesar do Clube ter postura apartidária, consideramos que o processo político é importante para a valorização das liberdades individuais — e, conforme avaliação da Diretoria, Amoêdo era um pré-candidato que se alinhava muito bem às ideias defendidas pelo Clube, o que justificava plenamente o convite. Recebemos também o ativista Rogério Chequer e o cientista político Christian Lohbauer.

O evento foi um sucesso. Recebemos ao todo 268 pessoas, entre alunos e demais interessados de Ribeirão Preto e região — quantidade que excedia consideravelmente a capacidade do Anfiteatro Ivo Torres da FEA-RP, o que obrigou a organização do evento a abrir novas salas para transmitir a palestra ao vivo e acomodar todos os presentes.

Além da palestra de Amoêdo, o Caiapós Open tinha por objetivo divulgar aos recém-ingressos o que é o Clube Caiapós, quais são nossos objetivos e atividades, assim como o procedimento para aqueles que desejassem prestar nosso processo seletivo e fazer parte da Gestão 2018. O processo seletivo, diga-se, foi um sucesso, terminando com o ingresso de novas 17 lideranças ao Clube.

3. Conferência Estadual do Students For Liberty Brasil

Público do Anfiteatro Ivo Torres durante a Conferência Estadual do SFLB

No dia 19 de abril, o Clube Caiapós teve o prazer de realizar, pela primeira vez fora da capital do estado, a Conferência Estadual do Students For Liberty Brasil (SFLB). O Clube, que faz parte do programa de grupos do SFLB, teve um de seus diretores selecionado como Diretor de Conferência e tivemos a felicidade de realizá-la em Ribeirão Preto.

Ao todo, recebemos 157 jovens de todo estado para uma tarde de palestras sobre os mais diversos temas. O professor Fabio Barbieri, por exemplo, tratou da teoria austríaca do intervencionismo; Marcos Henrique, da FoxBit, tratou de bitcoin e blockchain; e Joel Pinheiro da Fonseca defendeu a existência de uma “alma liberal” brasileira. Além disso, contamos com uma mesa promovida pelo Um Brasil sobre as eleições 2018, entre Fabio Pina e Paulo Delgado, brilhantemente mediada pela jornalista Thais Heredia.

Por ocasião do evento, estreamos o quadro de entrevistas do Clube. A primeira foi realizada pela conselheira e ex-presidente do Clube, Larissa Carvalho, com o nosso palestrante Joel Pinheiro da Fonseca. Para conferir a entrevista, clique aqui.

4. Palestra: Empreendedorismo — com Vinicius Poit

Vinicius Poit durante palestra sobre Empreendedorismo

Conforme dissemos, o empreendedorismo é um dos valores do Clube. Por isso, convidamos Vinicius Poit, administrador e cofundador do Recruta Simples, plataforma online de recrutamento rápido, para uma palestra-treinamento sobre empreendedorismo aos nossos membros e demais interessados.

À ocasião, Poit falou aos dezenas de presentes, com a propriedade e o brilhantismo que lhe são característicos, sobre os fatores que fazem a diferença para a prosperidade nos campos institucional e pessoal. No campo institucional, ressaltou a importância da livre iniciativa e da concorrência para atingirmos níveis mais satisfatórios no oferecimento de produtos e serviços. No campo pessoal, defendeu a vontade, o esforço, a qualificação e a criatividade como critérios essenciais para o sucesso de um empreendedor.

5. Palestra: Liberalismo e Gestão Pública — com Diogo Costa

Diogo Costa durante sua palestra sobre Liberalismo e Gestão Pública

Um dos principais objetivos da Gestão 2018 era o de estabelecer o máximo possível de parcerias entre o Caiapós e demais organizações estudantis dentro da faculdade, de modo a tornar nossas atividades mais orgânicas (e menos sectárias) e com maior trânsito entre os alunos. Com este fim, promovemos um evento sobre liberalismo e gestão pública (dois assuntos que a muitos podem parecer inconciliáveis) em parceria com o Centro Acadêmico Flaviana, da FEA-RP.

O evento aconteceu no dia 9 de maio no Anfiteatro Ivo Torres, da FEA-RP, e recebeu mais de 100 pessoas. O palestrante escolhido pela organização do evento foi Diogo Costa, mestre em Ciência Política pela Columbia University de Nova York e doutor em Economia Política pelo King’s College de Londres, cujas pesquisas em políticas públicas na Atlas Network e no Cato Institute são bastante conhecidas.

À ocasião, Diogo defendeu que a doutrina liberal tem muita relevância no contexto da discussão sobre gestão e administração de políticas públicas, assim como sobre quais são os limites de atuação do estado em questões sociais. Após a palestra, Diogo esteve à disposição do público para responder perguntas, promovendo um estimulante debate entre as partes.

6. Palestra: “Mercado Financeiro: Avaliações Práticas”

Ricardo Câncio Santos durante sua palestra

Conforme já o dissemos, o Clube visa a divulgação das ideias liberais, mas não só: buscamos também tratar das questões de mercado da forma mais ampla possível e, ao mesmo tempo, complementar a formação dos nossos membros e demais interessados. Neste sentido, realizamos no dia 14 de maio — em parceria com o Clube de Mercado Financeiro da FEA-RP/USP, uma palestra sobre avaliações práticas no mercado financeiro.

O palestrante foi Ricardo Câncio Santos, economista e especialista em mercados financeiros e análise macroeconômica conjuntural. Na palestra, à qual compareceram cerca de 85 alunos, Ricardo pôde abordar os diferentes tipos de investimentos que estão à disposição de diferentes tipos de investidor. Além disso, salientou a importância da estabilidade macroeconômica e da previsibilidade institucional para a retomada dos investimentos privados.

7. Seminário Aberto: “As origens do Anticapitalismo de Marx” — com Ricardo Feijó

Professor Ricardo Feijó (ao centro) com o time do Caiapós, após seu seminário

Uma das mais destacadas características das grandes universidades — e que conferem a elas qualidade — é a possibilidade dos alunos estarem em contato direto com os maiores pesquisadores de sua área de estudo, tendo aula com eles e assistindo seus seminários sobre suas recentes pesquisas. Como os programas de pesquisa em Ciências Econômicas vêm tornando-se muito restritos, sobra pouco ou nenhum espaço para que destacados pesquisadores das áreas de economia política e história do pensamento econômico apresentem seus trabalhos em seminários abertos.

Buscando preencher essa lacuna e atender a demanda por esse tipo de apresentação, o Caiapós inaugurou no primeiro semestre de 2018 o seu Ciclo de Seminários Abertos. No dia 14 de junho, realizamos o seminário “As origens do Anticapitalismo de Karl Marx”, apresentado pelo Prof. Dr. Ricardo Feijó, professor da FEA-RP/USP e um dos pioneiros na divulgação da Escola Austríaca no Brasil, sendo autor do livro “Economia e Filosofia na Escola Austríaca”, de 2000.

O seminário, ao qual compareceram cerca de 50 alunos, visava expor uma investigação da trajetória intelectual de Karl Marx, desde seus primeiros passos até a consolidação de suas ideias comunistas. Para embasar a apresentação, o Prof. Feijó produziu, por ocasião do Seminário, um excelente artigo acadêmico, que pode ser lido clicando-se aqui.

8. Grupos de Estudo

Foto de um dos grupos de estudo — no caso, sobre macroeconomia austríaca

Como toda organização estudantil voltada à divulgação de determinadas ideias, o Caiapós também tem um Grupo de Estudos, ao qual todos os 25 membros do Clube comparecem semanalmente. Produzidos e encaminhados por uma diretoria própria, os GEs visam, a um só tempo, expor os principais argumentos liberais sobre as questões mais relevantes do cotidiano e evidenciar o debate de ideias dentro da própria tradição do liberalismo.

Somente neste primeiro semestre, os grupos de estudo do Caiapós abordaram temas como as diferentes escolas de pensamento liberal, metodologia da ciência econômica, crises financeiras, armamento, macroeconomia baseada na estrutura de capital, dentre outros — sempre com o provimento de textos-base para que os membros cheguem ao GE devidamente inteirados da discussão e capacitados para dela participarem.

9. Treinamentos específicos aos membros

Gabriel Locatelli, diretor do Caiapós, durante treinamento sobre Vendas

Consoante já fora dito, a formação dos nosso membros é questão de primeira ordem para nós. Queremos não só formar jovens capacitados a participarem de discussões e tratarem dos mais diversos assuntos com propriedade, mas também temos por objetivo formar profissionais que tenham atrativos para o mercado de trabalho.

Neste sentido, um dos diferenciais de nossa gestão foi o de prover treinamentos específicos aos nossos membros sobre temas não necessariamente correlatos ao liberalismo. Neste primeiro semestre, provemos dois treinamentos próprios e internos: um de Vendas, com diretor da área, Gabriel Locatelli, e outro de Excel, com o vice-presidente, Sérgio Eduardo Motta. Além disso, pudemos, enquanto entidade da FEA-RP, encaminhar nossos membros, logo no início do semestre, para uma semana treinamentos gratuitos sobre liderança, oratória, marketing digital, Photoshop etc.

10. Clube de Debates

Debate sobre o politicamente correto

Por fim, neste semestre iniciamos um outro projeto, o Clube de Debates, desenvolvido pela Diretoria de Grupos de Estudo. A iniciativa tem por objetivo tomar um tema (controverso) e dividir os membros do Clube em dois lados, representando posições antagônicas acerca do mesmo tema.

Em sua primeira edição, o Clube de Debates abordou o tema do politicamente correto — o que instigou os membros por ser pouco correlato à área de negócios, própria à faculdade. Não obstante, a temática levou a um excelente debate, o qual não só trouxe à tona inúmeras possibilidades de argumentação como desafiou os membros a conciliar sua posição pessoal com o lado defendido no debate.

Assim sendo, o Clube de Debates desenvolve nosso membros, a um só tempo, em habilidades como oratória, retórica, persuasão e orientação para resultado. Além, é claro, de que a atividade requer um estudo prévio do tema abordado.

Conclusão

O primeiro semestre de 2018 foi prova concreta de que o trabalho, quando combinado com boas ideias, só pode render bons frutos. Ambos os fatores não poderiam ser providos na quantidade e qualidade necessária se não contássemos com uma equipe tão comprometida e interessada, que coloca seus esforços à disposição da promoção de ideias na universidade.

Se foi possível desenvolvermos todos estes projetos, foi por contar ao nosso lado com pessoas que acreditam em nossas ideias. Agradeço e parabenizo a todos os diretores e membros do Caiapós, assim como a todos os patrocinadores e apoiadores de nosso eventos. Agradeço, em suma, a todos que vêm contribuindo para que possamos dar estes primeiros e pequenos passos em direção a uma sociedade mais livre.

A jornada, sabemos, é longa, no entanto não há obstáculos que possam deter aqueles que são convictos de que defendem aquilo que é correto. E que venha o segundo semestre — com energia e empolgação redobradas!

Por Marcelo Lourenço e Sérgio Motta
Diretoria-Geral do Clube Caiapós

Contato
E-mail: clubecaiapos@gmail.com
Facebook:
facebook.com/clcaiapos
Instagram: @ClubeCaiapos

--

--

Clube Caiapós

Grupo de Cultura e Extensão da FEA-RP/USP voltado ao estudo e promoção das ideias do liberalismo na Academia.